quarta-feira, 22 de julho de 2009

Uma rivalidade que agiganta

A cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, é grande e bela. Banhada pelas águas serenas do Guaíba, emoldurada por altos morros. Cidade culta e rica, Porto Alegre tem muito do que se orgulhar. Mas nada a torna tão extraordinária - aos olhos do mundo - como o fato de ser a cidade da maior rivalidade futebolística do planeta.
Há mais de 100 anos os portoalegrenses se dividem (ou se unem) em duas torcidas rivais. Uns são gremistas e outros colorados. Uns torcem pelo Esporte Clube Internacional (os colorados) e outros pelo Grêmio Futebol Portoalegrense.
Esta rivalidade centenária dá mais emoção ao futebol em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Acirra os ânimos entre as torcidas. Alguns torcedores chegam a brigar por seus clubes, mas a imensa maioria curte esta rivalidade de forma sadia, brincando com os adversários.
Mas a rivalidade grenal não é brincadeira, pois ela fez com que os dois clubes sobrevivessem por mais de cem anos - o que já é uma grande façanha - e os fez figurar entre os maiores clubes brasileiros e mundiais.
O Inter, com mais de 100 mil sócios, é o clube de maior quadro social no país e um dos maiores do mundo. O Grêmio, mesmo distante da marca colorada, é o segundo clube brasileiro quanto ao número de sócios.
Grêmio e Inter foram campeões mundiais. O Grêmio em 1983 e o Inter em 2006. Ambos têm estádios próprios, que se destacam entre os maiores do país. O do Inter está sendo reformado e já foi selecionado para ser um dos locais de jogos na Copa do Mundo de 2014. O Grêmio, se mobiliza para construir - até lá - um estádio mais moderno do que o do rival.
Assim é a rivalidade grenal. Um clube não aceita perder para o outro em nada. E é esta disputa os faz crescer cada vez mais.
É por isto que, além de Buenos Aires, Porto Alegre é a única cidade do mundo que tem dois clubes campeões mundiais. Nisto, a capital gaúcha é maior que Londres, Paris, Roma, Madri ou qualquer outra cidade do mundo. E mesmo perante Buenos Aires, Porto Alegre se destaca, já que conseguiu igual feito sendo uma cidade muito menor.
Algumas cidades do mundo podem ter clubes maiores do que a dupla grenal. Mas nenhuma no mundo tem uma rivalidade igual a esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário